A primeira referência escrita a Nogueira que se conhece é uma carta de povoamento de D. Afonso III, datada de 28 de Setembro de 1251.
Como freguesia, Nogueira surge no século XVI (em data posterior a 1530), após desanexação da freguesia de Vila Nova (actual freguesia de Folhadela), integrando nessa altura também a aldeia de Alvações do Tanha, hoje pertencente à freguesia de Vilarinho dos Freires (concelho de Peso da Régua).
No século XVIII pertencia à Casa do Infantado.
Na sequência da reorganização administrativa ditada pela Lei n.º 22/2012, o território da vizinha freguesia de Ermida foi-lhe anexado, passando o conjunto a designar-se oficialmente União das Freguesias de Nogueira e Ermida.[3] Assim, "Nogueira" foi de facto extinta enquanto designação oficial de freguesia.
O primeiro documento conhecido que se lhe refere data de 1133. A terra chamava-se então Santa Comba, situando-se aí um ermitério dessa devoção (Santa Comba do Corgo).
Segundo as Memórias de Vila Real, em 1530 «Povoaçam da Ermida» e Penelas pertenciam à paróquia de Vila Nova (entretanto renomeada de Folhadela), mas na Relação de Vila Real e seu Termo, de 1721, a paróquia/freguesia da Ermida surge já como entidade autónoma, com Penelas como lugar meeiro, isto é, já então era partilhada com Folhadela.
Na sequência da reorganização administrativa ditada pela Lei n.º 22/2012, o seu território foi anexado ao da vizinha freguesia de Nogueira, passando o conjunto a designar-se oficialmente União das Freguesias de Nogueira e Ermida. Assim, "Ermida" foi de facto extinta enquanto designação oficial de freguesia.